Instituto de Geopolítica e Estudos Estratégicos da ESG Promove Mesa Redonda com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais

Na manhã do dia 07 de agosto, o Instituto de Geopolítica e Estudos Estratégicos (IGEE), como “Think Tank” ou “grupo de reflexão” da Escola Superior de Guerra (ESG), realizou a primeira mesa redonda com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

A atividade é parte de uma série de quatro encontros programados para 2018, nos quais estarão sendo tratadas questões relacionadas à Amazônia. Nessa primeira aproximação o tema específico abordado esteve focado nas questões indígenas na Amazônia, permeado pela geopolítica regional e questões ambientais.

A intenção é que, ao término dessas reuniões bilaterais, sejam produzidos conhecimentos suficientes e adequados, que servirão de subsídio na formulação de propostas de políticas de interesse do Ministério da Defesa e do País.

A comitiva do CEBRI contou com a presença da Senhora Izabella Teixeira, ex-Ministra de Estado do Meio–Ambiente e, por webconferência, do senhor Márcio Santilli, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e sócio-fundador do Instituto Sócio Ambiental (ISA), e demais colaboradores.

Além dos pesquisadores do Instituto de Geopolítica e Estudos Estratégicos (IGEE), evento contou com a participação de representantes do Instituto de Doutrina e Operações Combinada (IDOC), do Instituto Cordeiro de Farias (ICF) e do professor doutor Severino Cabral, da Divisão de Geopolítica e Relações Internacionais (DAGRI), integrando diversas estruturas setoriais da Escola Superior de Guerra no debate de um tema multidisciplinar.

(ESG ASCOM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>