Instituto Pandiá Calógeras debate tendências do futuro em evento

Ocorreu, na manhã da sexta-feira (04), nas instalações do Ministério da Defesa, o “Diálogo de Defesa: Principais Tendências de um Presente Futuro”. O evento, promovido pelo Instituto Pandiá Calógeras (IPC), abordou percepções políticas e socioeconômicas da atualidade, além de outras questões que podem estar relacionadas ao mundo dos próximos 30 anos.

O cientista político e professor da pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Eduardo Viola, foi o palestrante da mesa redonda, presidida pelo Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, e conduzida pelo diretor do IPC, Joanisval Brito Gonçalves. “A ideia é que possamos ouvir especialistas de distintas áreas sobre suas percepções a respeito do mundo e do Brasil nos próximos 30 anos. Isso conforme a missão do Pandiá, que é a de captar impressões da sociedade, particularmente do meio acadêmico, sobre temas de defesa e segurança”, esclareceu Joanisval.

esta imagem não possui descrição

“É uma grande honra e parece-me muito importante ter debates desse tipo com diferentes visões, mente aberta orientada para o futuro e antenada com a velocidade das transformações do mundo atual”, avaliou Viola sobre o evento. Na palestra, foram abordados temas como globalização, mudança climática, mídias sociais e inteligência artificial.

A primeira edição do Diálogos de Defesa deste ano ocorreu em fevereiro, com a participação de uma pesquisadora do Reino Unido que tratou, entre outros temas, de segurança. Houve ainda outras edições, com presenças de um General do Japão, de pesquisadores do Peru e da Venezuela e de um Embaixador da França. A expectativa do IPC é promover outros debates semelhantes, intitulados “Diálogos do Futuro”.

esta imagem não possui descrição

Participaram, ainda, do evento, o Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros; o Subchefe de Política e Estratégia, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci; o Subchefe de Inteligência de Defesa, Contra-Almirante Fuzileiro Naval Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães; entre outras autoridades militares e civis.

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>