Instrutores dos Exércitos Brasileiro e Argentino realizam Jogos de Guerra para alunos da ECEME do Uruguai

Em 30 de agosto de 2019, com a realização da análise pós-ação, foi concluído o exercício de simulação de combate/jogo de guerra “Maniobra de Cartas” da Escola de Comando e Estado Maior do Exército do Uruguai.

O evento contou com a presença do Comandante da Reserva do Exército do Uruguai, General Julio Macías; do Comandante Logístico do Exército do Uruguai, General Ricardo Fernandez; do Diretor do Instituto Militar de Estudos Superiores, General Claudio Romano,  e Adidos Militares do Brasil no Uruguai, Capitão de Mar-e-Guerra Jorge Jose de Moraes Rulff, Coronel Eloy Woellner Junior e Coronel Kennedy Fernandes Ferreira.

Ao longo de 5 semanas, de acordo com uma situação hipotética, os alunos do Curso de Estado-Maior e do Curso de Capacitação de Majores, compondo Estados-Maiores de Divisões de Exército e de Brigadas, realizaram os trabalhos de planejamento dos Exércitos Azul e Amarelo.

De 26 a 29 de agosto, os alunos aplicaram seus planejamentos e conhecimentos adquiridos durante a execução do exercício, que consistiu em simulações de dupla ação.

Além de operações ofensivas e defensivas, o exercício inseriu temas humanitários e de segurança pública, com o intuito de simular os cenários atuais de emprego das forças militares, exigindo dos alunos a busca por soluções a esses problemas cada vez mais frequentes nos conflitos modernos.

Outra inovação importante, foi a introdução do Processo de Planejamento Operacional e dos elementos da Arte Operacional, que permitiram aos alunos entender e buscar a solução de problemas complexos em um ambiente de operações de amplo espectro.

A atividade foi planejada e conduzida pelos instrutores de nações amigas (Brasil e Argentina) na ECEME do Uruguai. Os instrutores, TC Alexandre Eloi Gallego, do Exército Brasileiro, e o Major Federico Del Torchio, do Exército Argentino, realizaram o planejamento, a organização e a coordenação do exercício. Já o TC Marcelo Sartori Aguiar, oficial brasileiro, participou da atividade como aluno, pois atualmente realiza o Curso de Estado-Maior do Exército do Uruguai.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>