Integrantes do programa Mais Médicos embarcam para capitais brasileiras com apoio do Ministério da Defesa

Brasília, 11/8/2016 – Sob a coordenação da Chefia de Logística (CHELOG) do Ministério da Defesa, 305 profissionais de saúde que completaram a fase de acolhimento do Programa Mais Médicos, do Governo Federal estão sendo enviados aos municípios do Brasil. Nesta quinta-feira (11), 221 profissionais embarcaram em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para as capitais do país.

Integrantes do programa 1

O clínico geral, Paulo Cesar Falcão Pimenta integra o Programa Mais Médicos e irá atuar no município de Senhor do Bonfim, na Bahia. Ele decidiu participar do programa ao observar a carência de profissionais na rede pública de saúde do país. “Quero poder contribuir e desempenhar, ao máximo, o meu trabalho como médico e ser humano. Será uma experiência inesquecível”, ressaltou.

A operação conduzirá 273 médicos de Brasília para os estados, por via aérea. Ao chegar, eles serão levados aos municípios brasileiros com apoio do Exército e da Marinha.

Também ficou a cargo da Força Terrestre, o envio de oito médicos para as cidades de Catalão, Planaltina, Posse e Formosa, em Goiás; e Uberlândia, Gurinhatã e Tupaciguara, em Minas Gerais. Três profissionais ficaram em Brasília (DF) e 21 se dirigiram, por conta própria, às cidades em que deverão atuar. Amanhã (12), mais 52 médicos deverão seguir nos aviões da FAB.

Defesa e Saúde de qualidade

A atuação da CHELOG consiste em coordenar ações de recepção, hospedagem, transporte urbano e distribuição de médicos intercambistas nos municípios de locação. O apoio está autorizado pela Diretriz Ministerial nº 5, de 19 de janeiro deste ano.

Integrantes do programa 2Desde fevereiro de 2015, o coronel Paulo Cesar Luciano, do Ministério da Defesa, coordena a logística de envio dos médicos que integram Programa para os municípios do Brasil. Ele esteve presente durante o embarque dos profissionais de saúde. “Eu tenho visto o trabalho desenvolvido por esses médicos que são muito bem recebidos pelas comunidades. O Programa está dando resultado, para os que necessitam desse apoio, nos lugares mais distantes do país”, afirmou.

O Mais Médicos cria condições para garantir um atendimento de saúde de qualidade em diversas localidades do país. Atualmente, conta com cerca de 20 mil profissionais entre brasileiros e estrangeiros.  Ainda neste mês, está previsto o deslocamento de mais 300 médicos cubanos para os municípios do Brasil.

Gurgel Cardoso dos Santos é analista administrativo de logística do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Para ele, o apoio do Ministério da Defesa facilitou muito o envio dos profissionais de saúde aos municípios do Brasil.  Na ocasião, Gurgel também destacou a importância do Programa, considerado, por ele, o maior do Brasil. “A população aceitou muito bem o Mais Médicos. A comunidade passou a ter acesso à saúde básica sem precisar se deslocar para as grandes cidades”, explicou.

Foto: PH Freitas/MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>