ITA aumenta número de vagas nos cursos de Graduação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), vai oferecer 25% a mais na quantidade de vagas para todos os cursos de graduação a partir de 2021. Com isso, a quantidade total passou de 120 para 150 no próximo exame de admissão a ser realizado ainda este ano, sendo 119 para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

A Portaria do Comandante da Aeronáutica, que define o número de alunos para cada um dos seis cursos de graduação em Engenharia do ITA, foi publicada nessa quinta-feira (16). O Governo Federal vem estimulando o aumento na formação de engenheiros com o objetivo de atender a demanda por mão de obra qualificada no setor produtivo nacional. Com foco nesta orientação, o Comando da Aeronáutica (COMAER) vem alinhando esforços no suporte conjunto à expansão do ITA.

“Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, declarou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerespacial (DCTA), organização a qual o ITA é subordinado, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

De acordo com o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, o Instituto vem trabalhando para suprir a infraestrutura física e de pessoal que dê o suporte necessário ao aumento do número de alunos, mantendo e, até mesmo, elevando o nível de excelência na formação de profissionais de Engenharia. “A ampliação no corpo discente do Instituto demonstra as expectativas positivas sobre nossa Instituição e, ao mesmo tempo, a confiança na retomada do crescimento por parte da nossa Nação”, ressaltou.

Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, o ITA promoveu a contratação de 60 novos professores, ampliando o corpo docente em mais de 50%, realizou a construção de um novo prédio de cerca de 16 mil m², com salas de aula e laboratórios, onde está presente a Divisão de Ciências Fundamentais, e conta com dois prédios residenciais em plena construção, projetados para ampliar a capacidade de alojamento para mais 128 alunos, com previsão de entrega para o final de setembro deste ano.

Uma das características no projeto dos prédios residenciais dos alunos é a utilização de tecnologia aplicada à sustentabilidade, a partir de painéis fotovoltaicos, que permitirão o consumo de energia dentro dos conceitos de sustentabilidade. Há, também, a expectativa de que a ampliação da capacidade de alojamento de estudantes permita franquear apoio aos alunos de pós-graduação, aumentando ainda mais o interesse por essa gama de cursos do ITA.

“Agradeço a todos os colaboradores do ITA, ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Educação, pois é esta relação sinergética entre os diversos agentes do governo que vem permitindo a realização desse grande desafio”, concluiu o Reitor do ITA.

FOTOS: Sargento Roberto/ ITA e Ten Enilton

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>