IV Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial

IV Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por meio do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), com apoio do Estado-Maior do Exército e da Aditância do Exército na Itália, realizará o IV SENAB – 2ª GM, na cidade de Montese, no período de 18 a 27 de abril de 2015, na Itália, com especial ênfase nas regiões da Toscana e Emilia-Romagna.

feb na italia

O evento abordará os “70 Anos das Vitórias da Força Expedicionária Brasileira”, focando ainda o relacionamento com os habitantes locais. Trata-se de episódio político e militar marcante para a história da humanidade em geral e do Brasil em particular. A intenção é realçar os feitos, divulgá-los e rememorar acontecimentos, buscando uma compreensão mais profunda, precisa e equilibrada a respeito do tema.

O objetivo principal do IV SENAB – 2ª GM será reunir “Pracinhas” e descendentes, Professores, Pesquisadores, Estudantes e o público em geral, civil e militar do Brasil e da Itália, para expor e discutir os resultados de suas avaliações sobre a participação vitoriosa da FEB nos combates do Vale do Serchio, Monte Castello, Montese, Castelnuovo, Zocca e do Vale do Pó, enriquecidos pelos aspectos observados em visitas aos campos de batalha, monumentos votivos e locais de interesse dos episódios históricos estudados.

Os participantes farão jus à Certificação Acadêmica correspondente, chancelada pelo Diretor da DPHCEx e pelo Chefe do CEPHiMEx.

A participação no seminário será às expensas dos interessados (passagem, hospedagem, alimentação, translados etc). Em função das características dos locais, em termos de capacidade de hoteis, restaurantes e deslocamentos, recomenda-se a aquisição de “pacotes de viagem” elaborados por empresas especializadas, que tradicionalmente atendem às entidades que congregam ex-combatentes.

Lembra-se, finalmente, a necessidade do porte de documentação adequada (passaporte com validade mínima de seis meses da data do embarque da viagem e seguros/certificados de saúde).

Confiram no link a grade com a programação completa.

As inscrições devem ser feitas aqui.

Mais informações podem ser obtidas nos endereços eletrônicos abaixo:

  • carmenluciarigoni@gmail.com – fone (41) 3244-2462
  • cyrohardman@globo.com – fone (21) 2521-0202 fax 3813-0317
  • silvia@coliseutur.com.br – fone (21) 2179-4242

“FEB 70 Anos – Em defesa dos ideais de liberdade e democracia”

(CEPHiMEx ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *