Jogo de Guerra desafia o Sistema de Apoio de Fogo da AD/5 em Santa Maria

Jogo de Guerra desafia o Sistema de Apoio de Fogo da AD/5 em Santa Maria

Santa Maria (RS) – No período de 17 a 20 de outubro, foram realizados os Jogos de Guerra com a participação da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e suas Grandes Unidades.

A Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) teve a missão de apoiar pelo fogo a manobra da 5ª DE, por intermédio da aplicação e coordenação dos fogos cinéticos e não cinéticos. Sua participação maior ocorreu na montagem do Centro de Operações Táticas, controlando os fogos de Artilharia, e no Elemento de Coordenação de Apoio de Fogo da 5ª DE, coordenando todos os fogos à disposição da Divisão.

jogo

“Fogos cinéticos” são aqueles proporcionados pelas armas de fogo (obuseiros, fogo aéreo, fogos navais, mísseis, foguetes etc) já os “não Cinéticos” são aqueles proporcionados por outros atuadores que podem interferir na manobra inimiga (guerra eletrônica ou operadores de forças especiais, por exemplo).

Nesse cenário, o Elemento de Coordenação de Apoio de Fogo foi o responsável pela coordenação dos meios de apoio de fogos cinéticos e não cinéticos nos escalões Divisão de Exército e Força Terrestre Componente e, ainda, por manter atualizado a situação e as possibilidades de todos os meios de Apoio de Fogo (Terrestre, Aéreo e Naval).

Na operação, os fogos destinaram-se a neutralizar os obstáculos, a fim de acelerar o movimento das tropas até que alcançassem os seus objetivos.

(CCOMSEX / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *