Jornada latino-americana enriquece debates sobre Fator Humano

O encontro reuniu 240 profissionais entre psicólogos e médicos ligados à área de aviação

Ampliação de pontos de vista e quebra de paradigmas em relação aos fatores humanos na atividade aérea. Esse foi o resultado da IV Jornada Latino-americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional, que terminou na sexta-feira (17/04), em Brasília (DF).

fator 1

Ergonomia, formação de mecânicos, novos olhares na prevenção de acidentes aeronáuticos, suporte psicológico e princípios da engenharia de resiliência no gerenciamento da segurança operacional foram os temas das palestras do evento. Além disso, pesquisadores apresentaram workshops, num intercâmbio de ideias e práticas. Esses trabalhos serão publicados em formato de artigo científico na Revista de Segurança de Voo Conexão SIPAER.

O evento, promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), reuniu 240 profissionais (especialistas em fatores humanos e segurança operacional, psicólogos e médicos de aviação) e outros interessados. Representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Catar, Dinamarca, Guatemala, México e Portugal trocaram experiências e discutiram com pesquisadores renomados na área de psicologia de aviação.

“É preciso buscar novos pontos de vista para compreendermos a atuação do homem no meio aéreo, com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos”, avaliou a Chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA, Tenente-Coronel Psicóloga Laura Suely Cavalcante Marcolino da Silva. A declaração explica o objetivo do evento e o desafio para aqueles que se preocupam com os fatores humanos e a segurança operacional: ampliar estratégias e melhorar o gerenciamento da prevenção de acidentes na América Latina.

fator 2

“É impossível falar de aviação sem pensar nos fatores humanos à frente dessa atividade. Por isso, mais do que compartilhar experiência nessa área, é importante que os participantes sejam difusores dessa informação nas suas organizações”, explicou o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>