Jornalista Fernando Gabeira visita ponto de abastecimento da Operação Carro-Pipa

Jornalista Fernando Gabeira visita ponto de abastecimento da Operação Carro-Pipa

Garanhuns (PE) – Chegou ao fim, na sexta-feira, dia 17 de junho, a gravação da matéria realizada pelo Jornalista Fernando Gabeira, no contexto do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa). Uma comitiva do Comando Militar do Nordeste (CMNE) acompanhou o jornalista até a cidade de Garanhuns, para conhecer in loco o processo de fiscalização, credenciamento e sorteio de pipeiros, bem como a distribuição de água para a população que sofre com a seca.

Operacao Carro Pipa 1 Durante a manhã do dia 17 de junho, a equipe visitou um ponto de abastecimento na comunidade de Baixo Dantas, no município de Paranatama (PE), onde o jornalista pôde constatar como ocorre o processo de entrega de água à população. A comitiva também seguiu para a Coordenadoria de Defesa Civil do município.

A gravação das filmagens teve início no dia 15 de junho, quando o jornalista foi recebido pelo Comandante Militar do Nordeste, o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, no Quartel-General do CMNE. No dia seguinte, a comitiva seguiu para a cidade de Garanhuns (PE) e, na área de supervisão do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, onde conheceu o processo de construção de poços artesianos; o manancial Tabocas, que opera beneficiando cerca de 70 mil pessoas da região; e as etapas da Operação Carro-Pipa.

Operação Carro-Pipa 

O Programa Emergencial de distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Carro-Pipa) é regulado pela Portaria Interministerial Nr 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, recentemente modificada pela portaria Interministerial nº 2/MI/MD.

É um Programa do Governo Federal, fruto da mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional e o Ministério da Defesa (MD), para a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca. Atende à região do semiárido nordestino e à região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Operacao Carro Pipa 2

Atualmente atende a 855 municípios, com uma população em torno de 3.737.000 pessoas. Para executar a logística, contrata 6.927 pipeiros, que abastecem aproximadamente 71.961 pontos de abastecimento e cisternas coletivas.

Para viabilizar essa logística, a sistemática adotada para a Operação Carro-Pipa, em todos os municípios atendidos é a de abastecimento, prioritariamente, em cisternas comunitárias, na proporção de 20 litros de água, por pessoa, por dia, apenas para consumo humano. Conforme estabelecido no artigo 8º da Portaria Interministerial Nr 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, são atribuições do Governo Municipal, dentre outras, informar ao Exército as localidades que serão abastecidas, o número de pessoas que serão atendidas, bem como designar um responsável para controlar o recebimento de água nos mananciais.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *