Kits de alimentação asseguram apoio a participantes do PROFESP

Kits de alimentação asseguram apoio a participantes do PROFESP

Pelo segundo mês consecutivo, famílias de crianças e jovens atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMB) são beneficiadas com kits de alimentação.

Ao todo, 85 unidades com cerca de 15Kg de produtos básicos de alimentação foram entregues esta semana no Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, em Santa Maria, no Distrito Federal, para as crianças do núcleo do PROFESP da ERMB que ali estudam. Na quarta-feira (13), os kits serão entregues para os atendidos pelo Programa que frequentam a frequentam a Escola Classe 28, no Gama, também no Distrito Federal.

esta imagem não possui descrição

Na Estação Rádio, o PROFESP foi instituído em 2009 e atende, hoje, 200 crianças, de 6 a 11 anos, matriculadas em duas escolas. O Programa foi interrompido para atender às medidas de prevenção adotadas no combate à proliferação do novo coronavírus. E, segundo o Comandante da ERMB, Fabio Hideki Suganuma, assim que a situação for regularizada, o núcleo voltará a funcionar. No contraturno escolar, as crianças e jovens recebem duas refeições diárias e participam de atividades esportivas e culturais, tais como capoeira, handebol, futebol, voleibol, basquete, atletismo, natação, funcional e música.

“Nesses tempos de isolamento é importante enfatizar que elas não estão sozinhas. Mesmo a distância, as crianças do PROFESP fazem parte da nossa tripulação e como tal, nos sentimos responsáveis pelo seu bem-estar”, disse o Comandante.

esta imagem não possui descrição

Campo Grande

Em outro ponto do País, na capital de Mato Grosso do Sul, o 20° Regimento de Cavalaria Blindado entregou os 80 kits de alimentação no período de 1º a 6 de maio. Com a ação, foram beneficiados os Lanceiros de Campo Grande a alunos da Escola Municipal Eulália Neto Lessa e da Escola Estadual Hilda de Souza Ferreira.

esta imagem não possui descrição

Os alunos e seus familiares foram conduzidos 20° RCB, onde receberam seus kits. Todas as medidas necessárias à segurança dos alunos, de seus familiares e dos militares que estiveram presentes no evento foram rigorosamente observadas.

A entrega dos kits de alimentação para os beneficiados do PROFESP e de sua extensão, o Projeto João do Pulo (PJP), é uma iniciativa do Ministério da Defesa, em coordenação com o Ministério da Cidadania, um dos parceiros do programa. Nesse momento de pandemia da COVID-19, as famílias continuam atendidas com o recebimento dos kits de alimentação.

Os primeiros kits foram distribuídos em todas as regiões do País no início do mês de abril. As Forças Armadas montam os kits com recursos recebidos do Ministério da Cidadania e realizam a distribuição em todo o território nacional. Até o momento, mais de 18 mil unidades com alimentos foram distribuídas por meio das Organizações Militares que abrigam os núcleos do PROFESP e do PJP.

Inclusão social

Lançado em 2003, o PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. Trata-se de programa de inclusão social por meio do esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com o Ministério da Educação.

Como ferramenta de inclusão social, contribui para o fortalecimento da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens. O Projeto João do Pulo (PJP), ainda em fase de implantação, atende a pessoas com deficiência (PcD).

As atividades são conduzidas por Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada.

O PROFESP funciona em mais de 130 municípios em todas as unidades da Federação. Envolve cerca de 200 Organizações Militares das três Forças e beneficia aproximadamente 29,5 mil crianças e adolescentes.

Por Maristella Marszalek, com informações do Exército Brasileiro

Fotos: divulgação Profesp e Exército Brasileiro

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *