Kits de alimentação contribuem para manutenção de famílias de crianças e jovens do Profesp

Kits de alimentação contribuem para manutenção de famílias de crianças e jovens do Profesp

Cerca de 70 famílias dos alunos da Escola Classe 28 do Gama (DF), atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), receberam kits de alimentação, nesta quarta-feira (08), como auxílio no atual cenário de isolamento social decorrente da COVID-19. A doação, feita por militares da Estação Rádio da Marinha em Brasília, organização militar subordinada ao Comando do 7º Distrito Naval, foi a primeira realizada no âmbito do programa.

esta imagem não possui descrição

A iniciativa é mais um dos resultados da parceria entre o Ministério da Defesa e do Ministério da Cidadania (MC), que também integra o programa. A pasta disponibilizou o recurso financeiro para a montagem dos kits e as Forças Armadas, que executam o programa, estão responsáveis pela distribuição, utilizando sua capilaridade em todo o território nacional.

esta imagem não possui descrição

“Neste momento em que estamos vivendo essa pandemia, as atividades esportivas do programa estão suspensas, mas pelo menos os kits de alimentação nós estamos buscando oferecer para essas famílias, para que não haja interrupção na questão do reforço alimentar que é parte importante do Profesp”, avaliou o Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, Comandante do 7º Distrito Naval, durante o evento.

Há dez anos, a Estação Rádio da Marinha em Brasília participa do Profesp atendendo 200 crianças de duas escolas do Distrito Federal. Para o Comandante da Estação, Capitão de Fragata Fabio Hideki Suganuma, a inciativa é essencial neste período de restrição. “A intenção é que tanto neste mês como no próximo as famílias possam receber os kits”, informou.

Durante a entrega dos kits, foram adotadas medidas de higienização. “Com a pandemia, a situação ficou bem difícil, pois na minha casa nós somos todos autônomos. Em março, já foi bem penoso. Essa ajuda veio em momento muito oportuno”, afirmou Rosilene da Silva Araujo mãe de um dos alunos beneficiados.

esta imagem não possui descrição

Profesp

Lançado em 2003, o Profesp é desenvolvido em parceria ente os seguintes Ministérios: da Defesa, da Cidadania, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Educação, que proveem os recursos para custeio da alimentação, professores, material esportivo e uniformes. O Programa beneficia 30 mil crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, de seis a 18 anos, moradores de 132 municípios, inclusive em pelotões de fronteira e no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Dentre os beneficiários estão crianças e jovens de comunidades quilombolas e de mais de 23 etnias. Há também 378 com necessidades especiais e atendidos pelo Programa João do Pulo. O programa funciona no contraturno escolar, em 202 organizações militares, onde os jovens, além de participarem de atividades esportivas, didáticas e de cidadania, recebem duas refeições.

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliar a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Para acessar fotos da Operação Covid-19, clique aqui.

Por Tenente Franklin

Fotos: Marinha do Brasil

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *