Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Participa de Colóquio Com o Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro

Na tarde do dia 24 de julho, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP) participou de um colóquio com integrantes do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro (GIF). O encontro foi realizado nas dependências do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretária de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, local onde foi instalado o Gabinete em fevereiro de 2018.

O grupo foi recebido pelo Secretário de Segurança Pública do RJ General de Divisão Richard Fernandez Nunes, acompanhado do Secretário de Intervenção Federal, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira, além dos Generais de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel e Sergio José Pereira, respectivos Subchefe e Assessor de Relações Institucionais do Gabinete.

Na ocasião, o Coronel do Exército Jonas de Oliveira Santos Filho, Oficial de Planejamento e Operações do Gabinete, apresentou as principais tarefas realizadas pelo GIF desde sua instauração. Na sequência, os Oficiais Generais se colocaram à disposição dos pesquisadores para um franco debate.

A discussão, teve como caráter exploratório os problemas enfrentados pelo Gabinete, com o intuito de diagnosticar suas causas e consequências, para posteriormente subsidiar trabalhos acadêmicos que contribuam com as tarefas da Intervenção. Dentre eles se destacam o detalhamento das ações de segurança comunitária, no controle do tráfego marítimo e dos portos privados na Baía de Guanabara, das reestruturações das instituições policiais, como também o relacionamento do GIF com outros órgãos da esfera pública e privada. Um relatório sobre o colóquio será elaborado pelos pesquisadores para posterior divulgação, de forma que sirva como fonte primária para futuras pesquisas.

O LEPDESP é resultado de uma parceria entre o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e o Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (CEE/ESG) e, tem por objetivo contribuir para a pesquisa e elaboração de políticas públicas, servindo de ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática da Defesa e da Segurança.

Caracterizando o seu viés multidisciplinar, representaram o Laboratório no evento, o Prof. Dar Pedro Hermílio Villas Bôas, docente do IESP e coordenador do LEPDESP; o Policial Civil Sávio Glória Pontes, Doutor em Ciências Sociais pelo IESP; o Prof. Ms. Luiz Carlos Ramiro Junior, doutorando em Ciência Política pelo IESP e co-coordenador do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da UFF-CEDERJ; a Profª. Ms. Thaiane Caldas Mendonça, doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) e Professora Substituta no curso de graduação de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI/UFRJ); os Coronéis Ricardo Rodrigues Freire (doutorando em Ciência Política pelo IESP) e Alexandre Guimarães Reis, ambos integrantes do Corpo Permanente da ESG; e a Acadêmica Thaís Pereira, graduanda do DGEI/UFRJ e Estagiária do Centro de Estudos Estratégicos da ESG.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>