Lançamento de Almanaque da Turma da Mônica, em parceria com o MD, destaca a Indústria de Defesa

Brasília, 16/05/2018 - O ministro da Defesa, interino, Joaquim Silva e Luna participou, nesta quarta-feira (16) do lançamento do Almanaque “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa Brasileira”, que ocorreu no auditório do Ministério do Esporte. A iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras (IBED), pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, visa apresentar de maneira lúdica e divertida o papel da Indústria de Defesa Brasileira e das Forças Armadas para o público infanto-juvenil.

Na ocasião, o ministro Silva e Luna iniciou o discurso saudando a presença do empresário e cartunista, Maurício de Sousa, que, segundo ele, contribui para o entretenimento infanto-juvenil de várias gerações. “É uma grande satisfação para o Ministério da Defesa apoiar e participar desta iniciativa. Sabemos que toda vez que falamos para as crianças e adolescentes, estamos semeando o futuro”, destacou. Segundo o ministro, esta é mais uma oportunidade para que os valores cultuados nas Forças Armadas sejam transmitidos às gerações futuras. “Aproveito para cumprimentar com alegria o senhor Maurício de Sousa e equipe pela inspiração e criatividade de sempre. O produto final supera e muito as nossas expectativas”, pontuou.

Durante o evento, Maurício de Sousa brincou com os convidados e pediu que levantassem a mão aqueles que já haviam lido as aventuras da Turma da Mônica. A adesão foi unânime.

O cartunista reforçou que as histórias dos quadrinhos são lógicas, éticas e trazem mensagens consistentes. “Estamos conseguindo fazer este trabalho nos últimos 50 anos. Nossos personagens, nossa filosofia de trabalho e nossa técnica de comunicação faz com que consigamos atingir níveis estrondosos de crianças e adolescentes no Brasil e no exterior. Desta vez, com auxílio de personagens fortes e que todo mundo conhece, falamos de Defesa, assunto que normalmente não é abordado neste tipo de linguagem, mas que funciona muito bem”, afirmou.
A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras mídias ao longo dos anos, em produtos como livros, brinquedos e jogos eletrônicos.

O ministro do Estado da Indústria, Comércio, Exterior e Serviços, Marcos Jorge, considerou que o Almanaque vai ampliar a percepção de jovens e crianças em idade escolar sobre a importância da Defesa Nacional, do ponto de vista do desenvolvimento industrial, além de abordar tecnologias inovadoras. “É na área de Defesa que as empresas nacionais têm a grande oportunidade de comprovar sua competência tecnológica”, ressaltou.

Estiveram presentes no evento crianças do Colégio Militar de Brasília e do Programa Forças no Esporte (PROFESP) que receberam os almanaques. Além disso, compareceu o chefe do Estado-Maior conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho, o presidente da ABDI e o diretor substituto do IBED, Oswaldo Gomes dos Reis Júnior.

A história
As aventuras do enredo de “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa Brasileira” se passam no mar, na terra e no ar. Misturando humor e informações sobre as principais tecnologias das Forças Armadas, personagens descobrem variados meios de combate da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir a soberania nacional. A publicação expõe as complexas capacidades produtivas e tecnológicas da Base Industrial de Defesa do Brasil.

Fotos: Sgt Manfrin/MD

(MD ASCOM/FM)

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