Livro “Atlântico, a história de um oceano” ganha o 2º lugar no Prêmio Jabuti

No dia 16 de outubro, o Prêmio Jabuti anunciou os vencedores da sua 56ª edição. Idealizado por Edgard Cavalheiro e lançado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio tem o objetivo de valorizar a leitura e a criação literária, além de reconhecer talentos que colaboram para promover a cultura em nosso país. Por sua abrangência, o Prêmio Jabuti é considerado a mais importante premiação do setor literário brasileiro.

2º lugar do Prêmio Jabuti - “Ciências Humanas”

2º lugar do Prêmio Jabuti – “Ciências Humanas”

O livro “Atlântico, a história de um oceano” conquistou o 2º lugar na categoria “Ciências Humanas”. Este ano foram 2.240 inscrições, com 10 finalistas por categoria, como tradução, ilustração, capa, projeto gráfico, romance, biografia, ciências humanas, educação e ciências da saúde.

Publicado pela Editora Civilização Brasileira, o livro foi organizado pelos professores Francisco Carlos Teixeira da Silva, da Universidade Cândido Mendes; Karl Schurster Verissimo de Sousa Leão, da Universidade de Pernambuco; e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Eduardo Alves de Almeida, da Escola de Guerra Naval.

A obra, que conquistou o prêmio por sua originalidade, rigor acadêmico e importância temática, é o primeiro livro escrito por autores luso-brasileiros sobre o Oceano Atlântico. É uma compilação de estudos que, da Antiguidade Clássica até o século XXI, abordam de forma pormenorizada aspectos históricos, políticos e militares do oceano Atlântico.

O livro contou com a participação de onze professores universitários e cinco oficiais de Marinha, dentre os quais: Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt, Contra-Almirante Reginaldo Gomes Garcia dos Reis, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Carlos de Carvalho Roth e Antonio Manuel da Silva Ribeiro (Armada Portuguesa).

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>