Logística de guerra: Forças Armadas transportam e entregam 55 mil medicamentos adquiridos no Uruguai para atendimento nos hospitais da Região Sul

Logística de guerra: Forças Armadas transportam e entregam 55 mil medicamentos adquiridos no Uruguai para atendimento nos hospitais da Região Sul

Em bem sucedida operação logística, típica de guerra, militares das Forças Armadas, que atuam na Operação Covid-19, transportaram e entregaram, no sábado (18), em hospitais gaúchos e catarinenses, 55 mil medicamentos anestésicos e sedativos adquiridos no Uruguai, indispensáveis ao tratamento de pacientes em UTI. A operação interministerial envolveu esforços dos Ministérios da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS), além da Anvisa, Receita Federal, TCU, CGU e governos estaduais.

No total, mais de 30 instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com estoques zerados ou para poucos dias, receberam os remédios, essenciais ao tratamento dos pacientes. Dos 55 mil medicamentos, as Forças Armadas entregaram 42.800 em Porto Alegre-RS e 12.200 em Florianópolis-SC.

Os hospitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estavam sem anestésicos nos estoques e enfrentavam dificuldade de reposição do material. A aquisição dos medicamentos evitará a suspensão ou redução de procedimentos eletivos ou até mesmo bloqueio de leitos. Os sedativos são utilizados em cirurgias e em UTIs e, por causa da pandemia, houve um consumo acelerado desse produto pelos pacientes em tratamento do Covid-19.

A ação é parte da Operação Covid-19, das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus, que completa quatro meses e envolve 34.000 militares em todo o Brasil.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Por Capitão-Tenente Fabrício Costa
Fotos: divulgação Forças Armadas

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *