Major Brigadeiro Leonidas é o novo Subcomandante da ESG

O Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo transmitiu o cargo de Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG) ao Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior. A cerimônia realizada na tarde do dia 01/04 foi presidida pelo Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons.

Em suas palavras de despedida, o Vice-Almirante agradeceu a todos que o ajudaram durante sua jornada na ESG. Também registrou suas boas-vindas ao novo Subcomandante e ao futuro Comandante: “Ao Almirante Alipio e ao Brigadeiro Leonidas, que chegam, eu desejo muito boa sorte. Espero que se realizem na Casa do Saber, onde se estuda e se preocupa com o Brasil”.

Ao fazer uso da palavra, o Comandante da ESG ressaltou a versatilidade e excelência das atividades desenvolvidas pelo Subcomandante, afirmando: “A ótima impressão que obtive foi confirmada durante o período em que tive a honra de tê-lo como imediato, de prontidão em todas as horas e para qualquer situação, atuando com desenvoltura, de forma inteligente e pró-ativa”.

Momentos antes da cerimônia, ocorreu a inauguração do retrato do Vice-Almirante Primo na galeria de ex-subcomandantes da ESG.

Prestigiaram a solenidade o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, futuro Comandante da ESG, o Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, além dos Assistentes Militares da ESG e demais autoridades.

Major Brigadeiro Leonidas

Ao ser nomeado para o cargo de Subcomandante da ESG, o Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior exercia o cargo de Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2017.

Nascido em 9 de junho de 1963 em Brasília-DF, é filho de Leonidas de Araújo Medeiros e de Waldira Dantas Medeiros e casado com a senhora Ana Paola. Incorporou às fileiras da Força Aérea Brasileira em 11 de fevereiro de 1981, sendo declarado Aspirante a Oficial Aviador em 10 de dezembro de 1984. Além dos cursos normais da carreira, frequentou os Cursos Acadêmicos de Administração de Material Bélico, Instrutor de Educação Física no Centro de Capacitação Física do Exército e Gerenciamento de Sistema de Controle do Espaço Aéreo. Dentre os Cursos Operacionais que realizou destacam-se o de Tática Aérea, Líder de Esquadrão de Caça, Piloto Básico em Inspeção de Vôo e Inspetor de Aviação Civil. Foi chefe da Seção de Armamento Aéreo do 1º/4º G Av, Oficial de pessoal do 1º Grupo de Aviação de Caça, Comandante do Esquadrão de Infra-Estrutura da Base Aérea de Santa Cruz, Chefe da Seção de Pessoal do 5º/1º Grupo de Comunicações e Controle, Comandante do Destacamento de Proteção ao Vôo de Porto Velho, Gerente de Implantação do Projeto SIVAM – Centro Regional de Vigilância de Porto Velho, Chefe da Divisão Administrativa e de Operações do CINDACTA IV, e Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II. Como Oficial-General chefiou o Subdepartamento de Administração do DECEA, comandou o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA I, Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro – COMDABRA e Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas – COMGAR e Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP). Possui mais 3700 horas de vôo, dentre elas 2000 horas de Caça e voou 12 aeronaves diferentes.

Das 16 condecorações nacionais com que foi agraciado destacam-se a Medalha Militar de Ouro; Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Comendador; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau Distinção; Ordem do Mérito Naval, Grau Comendador; Mérito Desportivo Militar, Ministério da Defesa; Medalha da Cruz do Mérito Desportivo e Medalha Ordem do Mérito Cartográfico, Grau Comendador. Foi também agraciado com as medalhas internacionais do Mérito da Aviação Civil do Paraguai e Silver Star do Conselho Internacional do Desporto Militar.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>