Manobra Escolar tem o maior hospital de campanha da história do exercício

Manobra Escolar tem o maior hospital de campanha da história do exercício

Resende (RJ) – Para a Manobra Escolar 2016, o Hospital de Campanha (H Cmp) recebeu o maior efetivo já empregado na atividade. O apoio de pessoal da Escola de Saúde do Exército, da Escola de Sargentos de Logística do Exército e da Academia Militar das Agulhas Negras, somados aos militares do próprio H Cmp, possibilitou os atendimentos, durante 24 horas, da população. Foram 20 médicos, quatro dentistas, dois farmacêuticos e 17 técnicos em enfermagem, que atenderam até o dia até 15 de novembro.

hospital-1

Durante a Manobra, o Hospital desdobrou o posto de atendimento avançado, o segundo escalão de saúde em operações. Essa instituição militar é móvel e tem a capacidade de realizar procedimentos salva-vidas e de pequenas complexidades, além de atendimentos odontológicos e de diagnósticos laboratorial e de imagem. “O H Cmp é uma ponte entre os militares da linha avançada até a unidade hospitalar fixa, evitando a perda de tempo, que pode prejudicar a vida do militar”, explica a Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Yamar Eiras Baptista.

Nos trabalhos cotidianos, diversos profissionais, dentre médicos intensivistas, cardiologistas, ortopedistas, cirurgiões e outros militares do corpo de saúde, estabilizam feridos graves, realizam diagnósticos simples e levantam hipóteses complexas. Ao todo, são 25 leitos, sendo 15 enfermarias, três leitos semi-intensivos e sete de observação; três consultórios; uma sala de procedimentos; uma emergência; um gabinete odontológico; uma farmácia; e uma sala de exames.

hospital-2

Para o deslocamento do H Cmp até Resende, foram empregadas 32 viaturas orgânicas da organização militar de saúde, com o apoio do Estabelecimento Central de Transporte e de motoristas de carteiras “D” e “E” de diferentes Unidades da Guarnição do Rio de Janeiro. Além da ala hospitalar, foi desdobrada a logística, com estrutura de alojamentos, rancho, aprovisionamento e outras atividades administrativas.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *