Mantenedores da Paz são homenageados pelo Comando de Operações Navais

Mantenedores da Paz são homenageados pelo Comando de Operações Navais

Nesta sexta-feira, 28 de maio, foi realizada, na sede do Comando em Chefe da Esquadra, a cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz. A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, e contou com a presença de autoridades militares, entre elas o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento foi realizado com número reduzido de convidados e representações.
Após a leitura das Ordens do Dia do Ministro da Defesa e do Comandante de Operações Navais, os participantes assistiram a um vídeo documentário, que destacou a participação da Marinha do Brasil (MB) nas Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), homenageando a coragem, o empenho e a contribuição dos militares da MB nas Forças de Manutenção da Paz. Ao fim da cerimônia, houve aposição de coroa de flores em reverência aos brasileiros que morreram no cumprimento dessas missões.
Os militares da Marinha do Brasil atuaram em 12 Missões de Paz ao longo dos anos. Atualmente, a MB mantém peacekeepers em oito missões. As mais representativas foram a Missão das Nações Unidas para Estabilização da Paz no Haiti (MINUSTAH), na qual mais de 6 mil Fuzileiros Navais revezaram-se em 26 missões durante 13 anos; e a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), único componente naval de uma Missão de Paz da ONU. Por dez anos ininterruptos, a Marinha do Brasil esteve no comando da FTM-UNIFIL, liderando a Força-Tarefa composta por navios da Alemanha, Bangladesh, Indonésia, Grécia e Turquia.
Autoridades prestam homenagem aos militares
mortos em Missões de Paz
(CCSM/FM)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *