Maranhão sedia o XXVIII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB

Maranhão sedia o XXVIII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB

São Luís (MA) – O 24º Batalhão de Infantaria Leve e a Associação dos Veteranos da FEB – Seção São Luís (ANVFEB) sediaram o XXVIII Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (XXVIII ENVFEB), ocorrido no período de 19 a 22 de outubro, na Capital maranhense.

A atividade, que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, dentre elas oito ex-combatentes, teve como principal objetivo debater o futuro das Associações dos Veteranos em todo o Brasil.

veteranos

Os participantes tiveram a oportunidade, também, de presenciar uma homenagem realizada aos “Febianos” na Câmara Municipal de São Luís, onde igualmente foi lembrado o Brigadeiro Rui Moreira Lima, em alocução do Comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), organização militar que apoiou o evento. O ilustre Brigadeiro Rui, piloto de caça do “Senta a Pua”, é maranhense de Colina e foi um dos aviadores que mais missões de combate realizou sob os céus da Itália. Já em seus últimos anos de vida, ele esteve nesse mesmo Palácio em que ocorreu o XXVIII ENVFEB, para ser condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, em um reconhecimento oportuno, ainda que tardio.

Dessa forma, ao longo dos cinco dias, diversas homenagens aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) sucederam-se, na Federação das Indústrias, na Câmara Municipal, no Fórum, e na Assembleia Legislativa, onde o Deputado Cabo Campos fez as honras da Casa.

Por uma feliz coincidência, a Força Aérea Brasileira comemorou, justamente nesse período, o Dia do Aviador, quando a Banda de Musica do Campo de Lançamento de Alcântara realizou um brilhante concerto no antigo e tradicional Teatro Álvares de Azevedo, no Centro Histórico de São Luís.

Dos 25 mil homens, 73 Enfermeiras e um Grupo de Aviação de Caça que o Brasil enviou para atuar no teatro de operações na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, apenas oito Veteranos puderam se fazer presentes nesse evento, em São Luís, no XXVIII ENVFEB, todos com mais de 90 anos de idade.

Fotos: 24º BIL e ANVFEB
(CCOMSEX / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *