Marinha apoia ações do Projeto Rondon no Arquipélago do Marajó (PA)

Marinha apoia ações do Projeto Rondon no Arquipélago do Marajó (PA)

Brasília, 21/01/2015 – Com o objetivo de levar atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas isoladas do Arquipélago do Marajó, próximo a Belém (PA), 19 universitários da área de saúde e três professores embarcaram no Navio-Auxiliar “Pará”, sediado no Comando do 4° Distrito Naval da Marinha do Brasil. Eles participam do Projeto Rondon que vai até o próximo dia 28 de janeiro.

Com o apoio da Marinha, estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia levam assistência ao Arquipélago do Marajó (PA)
Com o apoio da Marinha, estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia levam assistência ao Arquipélago do Marajó (PA)

Com a missão de prestar assistência médica e odontológica a cerca de 500 pessoas por dia, a iniciativa conta com alunos oriundos de sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – todos concluintes dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia.

O projeto Rondon, de iniciativa do Governo Federal, teve início no dia 18 de janeiro e vai possibilitar que os estudantes vivenciem realidades distantes, com uma formação voltada para a cidadania e responsabilidade social. O projeto conta, também, com a atuação de 23 profissionais da área de saúde do Hospital Naval de Belém.

Além destas Ações Cívico-Sociais (ACiSo), a Marinha do Brasil intensificará as atividades de Inspeção Naval e realizará ações de combate ao escalpelamento -arrancamento brusco e acidental do couro cabeludo, de diversas formas, inclusive por eixos e partes móveis dos motores das embarcações.

Para prevenir este tipo de acidente, que vitimiza centenas de pessoas por ano na Amazônia, a Marinha realiza instalações gratuitas de coberturas de eixos nas embarcações cujas partes móveis dos motores estejam descobertas.

Foto: Marinha do Brasil

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *