Marinha apresenta o Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o Programa Nuclear no meio acadêmico

O Almirante de Esquadra Bento, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), proferiu palestra no auditório da Fundação COPPETEC sobre o tema “O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa Nuclear da Marinha (PNM)”.

O evento, resultante de iniciativa do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe/UFRJ, contou com transmissão, ao vivo, pelo internet, por meio dos “sites”: www.facebook.com/coppe e www.coppe.ufrj.br.

Estiveram presentes o Coordenador Executivo do Cembra, Almirante de Esquadra Marcos Augusto Leal de Azevedo; o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante de Esquadra Gilberto Max Hoffé Hirschfeld; e o Diretor da Coppe/UFRJ, Prof. Dr. Edson Watanabe, além de outras personalidades do meio naval e acadêmico.

O evento foi uma iniciativa do Cembra em parceria com a COPPE/UFRJ

O Almirante de Esquadra Bento abordou o tema, a partir da Estrutura Administrativa do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, passando pela história do PNM e do PROSUB, compreendendo: o domínio da tecnologia do Ciclo de Beneficiamento do Urânio até o desenvolvimento de um reator nuclear de potência; a integração entre a Marinha e a Universidade; o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo”; dentre outros assuntos. O elevado interesse da audiência, que totalizou cerca de 230 presentes, pôde ser constatado pelos mais diversos questionamentos, inclusive, por alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Nuclear.

A concretização de eventos dessa natureza – dentro do escopo das principais tarefas do Cembra – em muito contribuiu para o fortalecimento da sinergia entre a Academia e a Marinha.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>