Marinha ativa Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque, no Amapá

A Marinha do Brasil realizou cerimônia de ativação da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque), no estado do Amapá, no dia 02 de setembro. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; do Comandante do 4º Distrito Naval; do senador Randolfe Rodrigues; e do Governador do Amapá em exercício, o Desembargador João Guilherme Lages Mendes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Na ocasião, foi realizada, pelo Comandante de Operações Navais, o ato de investidura do Capitão-Tenente (AA) Omar Ferreira Neves no cargo de Agente no Oiapoque.
O Comandante da Marinha destacou que o estabelecimento da AgOipoque reforça o compromisso da Marinha, em cada vez mais, estar presente em todos os rincões do nosso País. “As Forças Armadas Brasileiras se fazem presentes nesta faixa de fronteira com a Guiana Francesa há algum tempo. A partir de agora, os Destacamentos Militares do Exército Brasileiro e da Aeronáutica terão, nos abnegados Marinheiros da Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque, irmãos de armas para defender nossos interesses. Em conjunto, ombro a ombro, enfrentarão as desafiadoras missões próprias da região, em estrito cumprimento das atribuições constitucionais das Forças Armadas”, disse.

A nova Organização Militar, subordinada a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), terá a tarefa de cumprir e fazer cumprir a legislação, os atos e normas, nacionais e internacionais, que regulem os tráfegos marítimos, fluvial e lacustre relativos à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio, além de contribuir também para a formação de pessoal para a navegação fluvial por meio de cursos do Ensino Profissional Marítimo.

Localizada no extremo setentrional do Brasil, em uma área estratégica de fronteira internacional, a AgOiapoque também buscará a prevenção e o combate a crimes transfronteiriços, atuando em cooperação com outras Forças e Agências de Segurança quando necessário.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>