Marinha atua em operação em comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ

O Comando Conjunto, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, deflagrou, no dia 28 de junho, ações ostensivas de repressão à criminalidade nas comunidades do Chapadão e da Pedreira, na Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ. A Marinha do Brasil atuou com 850 militares e 96 viaturas do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.

Na operação, foram empregados 5.400 militares das Forças Armadas, 80 policiais militares e cem policiais civis, com apoio de meios blindados, aeronaves e equipamentos de engenharia. Os procedimentos foram adotados no contexto das medidas implementadas pela intervenção federal na segurança pública.

Ações de repressão à criminalidade envolveram desobstrução de vias

As ações envolveram cerco, estabilização dinâmica da região e desobstrução de vias. Foram cumpridos mandados judiciais e realizadas revistas de pessoas e veículos, bem como a checagem de antecedentes criminais. Por terra e ar, foram distribuídos também folhetos contendo orientações sobre como colaborar anonimamente com informações úteis e como acessar a ouvidoria da intervenção federal.

A população direta e indiretamente beneficiada pela operação compreende não apenas os moradores das comunidades, mas, também, os cidadãos que residem, trabalham ou transitam pelos bairros vizinhos, totalizando cerca de 1.290.000 pessoas.

O emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem no território e áreas marítimas fluminenses encontra amparo jurídico no Decreto do Poder Executivo de 28 de julho de 2017 e na Diretriz Ministerial nº 16/2017, do Ministério da Defesa. O Estado-Maior Conjunto, operando dentro do Comando Militar do Leste (CML), é composto por representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipal.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>