Marinha desenvolve ações que colaboram com o desenvolvimento de Manaus

Conhecida como “Coração da Amazônia” e “Cidade da Floresta”, Manaus, que completou 349 anos no dia 24 de outubro, conta, no decorrer de seu desenvolvimento, com várias contribuições do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) para o seu crescimento.

Na região, o Com9ºDN realiza operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, destacando-se as Patrulhas Navais e as Operações Ribeirinhas. Diuturnamente é realizado o controle do tráfego aquaviário e das embarcações por meio da Patrulha Naval (PatNav) e da Inspeção Naval (IN). No quesito formação de Aquaviários, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO). Nos últimos cinco anos, o Centro qualificou mais de 5.524 pessoas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Manaus.

Conhecidos como “Navios da Esperança”, os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) representam, para milhares de ribeirinhos, a única forma de acesso aos atendimentos básicos de saúde e de prevenção. Ações de saúde também são implementadas pela Policlínica Naval de Manaus, com atividades de prevenção, campanhas de vacinação e realização de Ações Cívico-Sociais (Aciso) em escolas e instituições em todo o município, como uma campanha de doação de sangue desenvolvida pela instituição, na semana do aniversário da cidade.

A Marinha também apoia o desenvolvimento da indústria naval da capital, criando novas oportunidades no mercado de trabalho, com a captação e contratação de pessoal, além de fomentar o desenvolvimento regional das indústrias e das cooperativas de agricultores e piscicultores, com os processos licitatórios.

Os Fuzileiros Navais prestam apoio às ações de segurança durante as PatNav e IN, à segurança pública por meio de cursos e treinamentos, além de favorecer o acesso à cultura com a apresentação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN.

O Com9ºDN permite também o acesso de 300 crianças e adolescentes às atividades ligadas ao esporte, cultura e civismo, por meio do Projeto Forças no Esporte.

Cabe destacar as atividades relacionadas à produção cartográfica e de sinalização náutica que contribuem para a segurança da navegação nos rios. Todas estas ações desenvolvidas pelo Com9ºDN em prol de Manaus e adjacências, denotam a importância atribuída pela Marinha do Brasil à cidade e sua população.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>