Marinha do Brasil acompanha operação Ship To Ship no litoral do Espírito Santo

Marinha do Brasil acompanha operação Ship To Ship no litoral do Espírito Santo

No dia 19 de janeiro, os navios petroleiros Navion Stavanger (Suezmax) e TI Hellas (Very Large Crude Carrier) realizaram a operação piloto Ship To Ship ao longo do porto de Vitória (ES).  Essa operação refere-se à transferência de carga entre navios a contrabordo e foi acompanhada pela Marinha do Brasil, por intermédio de oficiais da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

1ºTen (T) Vanessa Luna, especialista em Segurança do Tráfego Aquaviário, acompanha a operação
1ºTen (T) Vanessa Luna, especialista em Segurança do Tráfego Aquaviário, acompanha a operação

Com foco nos aspectos relacionados à segurança e à preservação do meio ambiente, a ação aconteceu para que pudessem ser comprovados os resultados dos estudos e simulações no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP). Também estiveram presentes a bordo dos navios representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, além de técnicos da Petrobras e da Transpetro.

A operação Ship To Ship é uma alternativa à utilização de portos ou terminais, o que evita os longos deslocamentos dos navios, promovendo a redução de custos operacionais. O local escolhido foi o litoral do Espírito Santo, que possui condições climáticas favoráveis para operações dessa natureza.

A DPC encontra-se em fase de elaboração de procedimentos específicos para esse tipo de operação, que serão inseridos nas Normas da Autoridade Marítima sobre Tráfego e Permanência em Águas Jurisdicionais Brasileiras – NORMAM-08/DPC.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *