Marinha do Brasil celebra os 70 anos da Convenção da IMO no Rio de Janeiro (RJ)

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), realizou, no dia 6 de março, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), uma cerimônia cívico-militar pelo 70º aniversário da Convenção que instituiu a Organização Marítima Internacional (IMO). A IMO é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios.
A solenidade foi presidida pelo DGN, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, além de representantes da comunidade marítima, de empresas de navegação e de sindicatos ligados ao setor. Em seu pronunciamento, o Almirante Küster ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela IMO, relembrando o histórico da organização e o avanço trazido para a segurança da navegação por meio da regulamentação do transporte marítimo internacional.
Durante a cerimônia, o Comodoro e Capitão de Longo Curso, Francisco César Monteiro Gondar, realizou a leitura da mensagem do Secretário -Geral da IMO, Kitack Lim, na qual destacou o legado da organização desde a sua criação, que tem sido impulsionar melhoramentos no transporte marítimo para alcançar um mundo  melhor.
Na oportunidade, também foi realizada a entrega do “Prêmio DPC de Qualidade”, uma homenagem às capitanias, delegacias e agências que se destacaram na avaliação anual de atendimento ao público e de prestação de serviços nas áreas de Segurança do Tráfego Aquaviário e Ensino Profissional Marítimo.
O encerramento da solenidade ocorreu de maneira especial, com uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais em homenagem ao Aniversário de 70 anos da Convenção IMO.

Entre as autoridades presentes no CIAGA estavam o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues, e o ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquedra Julio Soares Moura Neto

(CCSM/FM)
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>