Marinha do Brasil comemora Dia Nacional da Amazônia Azul

Marinha do Brasil comemora Dia Nacional da Amazônia Azul

A Marinha do Brasil celebra hoje, 16 de novembro, o Dia Nacional da Amazônia Azul. A data comemorativa busca conscientizar a população sobre a importância dessa área oceânica de 3,6 milhões de km², pelos quais circulam 95% do comércio exterior brasileiro. Dessa região também são extraídos 91% do petróleo e 73% do gás natural produzidos no País.

Banner em comemoração ao Dia Nacional da Amazônia Azul
Banner em comemoração ao Dia Nacional da Amazônia Azul

A Amazônia Azul abrange uma área comparável à da superfície da floresta amazônica. O Brasil ainda pleiteia junto à Organização das Nações Unidas estender sua plataforma continental em 900 mil km², o que pode fazer a Amazônia Azul chegar a 4,5 milhões km².

Rica em biodiversidade e reservas minerais, a região tem importância estratégica para o Brasil. A relevância de defender esse território motiva a construção do primeiro submarino nuclear nacional, cujo domínio tecnológico é imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as suas águas jurisdicionais.

O Dia Nacional da Amazônia Azul foi criado 2015 por meio da Lei nº 13.187/2015. A data escolhida comemora a demarcação do território marítimo, sob a jurisdição do Brasil, efetuada em 16 de novembro de 1994, pela Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *