Marinha do Brasil contribui para capacitação de militares mexicanos

No período de 14 e 24 de novembro, uma equipe de instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), chefiada pelo Capitão de Fragata Cláudio Alberto Teixeira Ramos, conduziu o primeiro Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para militares mexicanos que vão atuar em missão de paz. O estágio foi realizado no Campo Militar 37-C, no município de Huehuetoca, estado de México, para 41 militares mexicanos, sendo 31 do Exército e 10 Fuzileiros Navais.

Autoridades durante a cerimônia de conclusão do Estágio

Durante o estágio, foram ministradas instruções sobre o Core Pre-Deployment Training Material (CPTM), conteúdo básico exigido pelas Nações Unidas para militares que serão empregados em operações de paz, além de instruções práticas contextualizadas. Nessa última parte,  foi simulado um cenário passível de ser encontrado em missões de paz, abordando procedimentos sobre regras de engajamento, patrulha, check-point, busca e apreensão, atendimento pré-hospitalar e vasculhamento.

Capitão de Fragata Cláudio Alberto Teixeira Ramos entrega os certificados

Na cerimônia de encerramento, que contou com a presença do Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior da Defesa Nacional do México, General Porfirio Fuentes Vélez, o Capitão de Fragata Cláudio Alberto Teixeira Ramos e autoridades mexicanas entregaram os certificados de conclusão para os estagiários.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>