Marinha do Brasil forma primeira turma de Condutores Maquinistas Fluviais no Amazonas

Marinha do Brasil forma primeira turma de Condutores Maquinistas Fluviais no Amazonas

Visando preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho do setor de navegação na Amazônia, o Centro Técnico de Formação de Fluviários (CTFFAO) formou, no dia 15 de outubro, a primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários Módulo Específico para Fluviários – Seção de Máquinas (APAQ-II M). O curso é gratuito e habilita profissionais na categoria de Condutor Maquinista Fluvial, profissional essencial na condução dos motores de grandes embarcações como balsas e empurradores.

V Alte Savio discursa para os novos fluviários formados
V Alte Savio discursa para os novos fluviários formados

Dezesseis formandos concluíram o curso APAQ-II M, que teve como pré-requisitos: quatro anos de experiência comprovada, ter a formação de Marinheiro Fluvial e apresentar carta de recomendação da empresa.

Segundo o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, a perspectiva inicial do CTFFAO era formar 600 alunos por ano. Porém, em 2014 serão entregues 1.738 novos fluviários ao mercado de trabalho, superando as expectativas. “A Amazônia é uma terra com vocação nata para o transporte fluvial. A Marinha do Brasil se orgulha em investir na formação de profissionais para atuar nesse segmento tão importante que é a navegação”, disse o Almirante.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *