Marinha do Brasil participa da entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Em 15 de outubro, no Salão Nobre do Clube Naval de Brasília (CNB), foi realizada a Cerimônia de Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, edição 2014. Essa premiação é uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Marinha do Brasil (MB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Conrado Wessel (FCW). O Prêmio constitui-se como um importante reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que tenham prestado relevante contribuição à ciência e à tecnologia do País.

Comandante da Marinha e demais autoridades presentes ao evento

Comandante da Marinha e demais autoridades presentes ao evento

A grande área de conhecimento contemplada na edição deste ano foi a da “Ciências da Vida”. O laureado foi o Prof. Doutor Walter Colli, graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP.

A Cerimônia de entrega contou com as presenças do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Profº Doutor Clelio Campolina Diniz; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; do Presidente do CNPq, Prof. Dr. Glaucius Oliva; do Presidente da FCW, Américo Fialdini Júnior; do Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Dr. Jacob Palis Junior; da Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dra. Helena Nader; e de membros do Almirantado, dentre outras autoridades.

O agraciado recebeu um diploma do MCTI, uma medalha do CNPq, uma quantia em dinheiro, concedida pela FCW, e um convite da MB para realizar uma viagem em um Navio de Assistência Hospitalar subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval. Além disso, o Dr. Walter Colli recebeu uma significativa lembrança da Marinha, a réplica de um farol, a qual, fazendo uma analogia a esse “imprescindível auxílio à navegação para todos aqueles que se façam ao mar cheguem com segurança aos seus destinos”, permita ao laureado “que suas pesquisas continuem trazendo luz e iluminando os caminhos daqueles que buscam, de forma incessante, a plenitude do conhecimento humano”, segundo as palavras do Almirante Fernandes.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>