Marinha do Brasil participa da entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Marinha do Brasil participa da entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Em 15 de outubro, no Salão Nobre do Clube Naval de Brasília (CNB), foi realizada a Cerimônia de Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, edição 2014. Essa premiação é uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Marinha do Brasil (MB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Conrado Wessel (FCW). O Prêmio constitui-se como um importante reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros que tenham prestado relevante contribuição à ciência e à tecnologia do País.

Comandante da Marinha e demais autoridades presentes ao evento
Comandante da Marinha e demais autoridades presentes ao evento

A grande área de conhecimento contemplada na edição deste ano foi a da “Ciências da Vida”. O laureado foi o Prof. Doutor Walter Colli, graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina da USP.

A Cerimônia de entrega contou com as presenças do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Profº Doutor Clelio Campolina Diniz; do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; do Presidente do CNPq, Prof. Dr. Glaucius Oliva; do Presidente da FCW, Américo Fialdini Júnior; do Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Dr. Jacob Palis Junior; da Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dra. Helena Nader; e de membros do Almirantado, dentre outras autoridades.

O agraciado recebeu um diploma do MCTI, uma medalha do CNPq, uma quantia em dinheiro, concedida pela FCW, e um convite da MB para realizar uma viagem em um Navio de Assistência Hospitalar subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval. Além disso, o Dr. Walter Colli recebeu uma significativa lembrança da Marinha, a réplica de um farol, a qual, fazendo uma analogia a esse “imprescindível auxílio à navegação para todos aqueles que se façam ao mar cheguem com segurança aos seus destinos”, permita ao laureado “que suas pesquisas continuem trazendo luz e iluminando os caminhos daqueles que buscam, de forma incessante, a plenitude do conhecimento humano”, segundo as palavras do Almirante Fernandes.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *