Marinha do Brasil participa da Regata Santos-Rio

A Marinha do Brasil, representada pelos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), participou da tradicional Regata a Vela Santos-Rio 2016, que teve largada no dia 31 de outubro, no litoral santista e duração de cerca de 68 horas.

Veleiro “Maestrale” durante a travessia

Veleiro “Maestrale” durante a travessia

Os alunos do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOMM) competiram a bordo dos veleiros “H2Orça” e “Maestrale”, este último comandado pelo Contra-Almirante (RM1) Adalberto Casaes.

Dos 25 barcos que iniciaram a Regata, apenas 10 terminaram, devido às fortes e duras condições adversas, com ventos fortes e mar revolto na travessia até o Rio de Janeiro. O veleiro “Maestrale” foi o menor veleiro a conseguir completar a regata, obtendo o honroso 4º lugar na classe ORC.

Tripulação do veleiro “Maestrale” recebe a premiação

Tripulação do veleiro “Maestrale” recebe a premiação

A participação do GVREFOMM nesta e em outras competições a vela, apesar das limitações de seus barcos, mas com o apoio de Amigos da Marinha e Oficiais que possuem veleiros apropriados para as regatas, permite desenvolver nos jovens alunos a higidez para a vida embarcada, incentivando, sempre que possível, o contato com o mar, forjando o espírito marinheiro necessário para a boa formação dos futuros homens e mulheres da Marinha Mercante brasileira.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>