Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Marinha do Brasil participa das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro

Parada Naval contou com sete navios
Parada Naval contou com sete navios

No dia 1º de março, a Marinha do Brasil participou das comemorações alusivas aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Os festejos começaram quando o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhado de veleiros integrantes do Cruzeiro Comemorativo Bertioga-Rio de Janeiro, reconstituiu a chegada de Estácio de Sá à Praia do Fora (hoje Urca), aos pés do Morro Cara de Cão, em 1o de Março de 1565.

Uma salva de tiros, realizada pelo Forte São João e pelo “Cisne Branco”, marcou o início da Cerimônia Cívico-Militar, na Praça da Fundação. Após a cerimônia, ocorreu uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que evoluiu formando figuras como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e a inscrição “Rio 450”.

Houve, ainda, uma Parada Naval, com a participação de sete navios da Marinha do Brasil – o Navio de Desembarque-Doca “Ceará”, a Fragata “Liberal”, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”, o Navio Oceanográfico “Antares”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Guaporé”. Os meios navais partiram das proximidades do Forte São João e seguiram até a Praia do Leblon, saudando a cidade aniversariante.

Encerrando as comemorações no mar, ocorreu a largada da Grand Regatta RIO 450 de veleiros Classe “Oceano”, realizada em parceria com a Academia Brasileira de Vela Educativa. A Marinha apoiou a competição, e o Navio-Veleiro “Cisne Branco” deu a salva de largada. Os 20 veleiros participantes iniciaram a regata nas proximidades da Escola Naval e seguiram até a Laje da Cagarra, de onde retornaram ao ponto inicial, percorrendo cerca de 20 milhas náuticas.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *