Marinha do Brasil participa de reunião da Comissão Interamericana de Portos no México

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), como Representante da Autoridade Marítima Brasileira, participou das reuniões da Comissão Interamericana de Portos (CIP) da Organização de Estados Americanos (OEA) e do Comitê Executivo dessa Comissão (CECIP), no período de 1 a 3 de agosto, na Cidade do México. O foro reuniu autoridades portuárias e marítimas de 27 países das Américas, além de representantes do setor privado, e teve como propósito fortalecer a cooperação hemisférica para o desenvolvimento do segmento portuário americano.

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, compôs a delegação do Brasil, acompanhado do Chefe do Departamento de Política e Estratégia Marítimas da DPC, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Mauro José Rocha de Araujo, e do representante da Autoridade Portuária Brasileira, Disney Barroca, da Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, com o Vice-Almirante Jorge Manuel Sáinz Zamorano durante visita à Secretaria da Marinha do México


A DPC participa das reuniões da CIP desde 2012. Durante os encontros, são discutidos inúmeros assuntos de interesse da Autoridade Marítima Brasileira, entre os quais destacam-se as questões atuais de segurança e proteção portuária e marítima; a crescente importância da segurança cibernética nesses ambientes; o gerenciamento das águas de lastro dos navios, a implementação do Anexo V da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL); as boas práticas em segurança e controle da navegação fluvial; o incremento das infraestruturas das hidrovias e dos portos interiores; e o advento do intercâmbio de dados pelos sistemas de informação portuário e marítimo dos portos das Américas.

Nessa oportunidade, o DPC ainda realizou uma visita oficial à Secretaria da Marinha do México, ocasião em que se familiarizou com as atividades desenvolvidas pela Autoridade Marítima Mexicana, em especial pela Diretoria das Capitanias dos Portos e Assuntos Marítimos e pelo Centro de Comando e Controle dessa Marinha.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>