Marinha do Brasil participa do Simpósio “O Mar e a Ciência”, em São Paulo

Marinha do Brasil participa do Simpósio “O Mar e a Ciência”, em São Paulo

Foi realizado, nos dias 23 e 24 de abril, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), o Simpósio “O mar e a ciência: a cultura científica dos oceanos e as questões de interesse para o Estado brasileiro”.

Comandante do 8º Distrito Naval, na abertura do Simpósio
Comandante do 8º Distrito Naval, na abertura do Simpósio

A abertura foi realizada pelo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que proferiu uma palestra sobre o tema “Amazônia Azul – Desafios para a Defesa Nacional”. O evento também contou com as participações do Contra-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha; do Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho; da assessora do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira da Diretoria de Hidrografia e Navegação, Capitão-de-Mar-e-Guerra (T) Izabel King Jeck; e do Subsecretário da Comissão Interministerial de Recursos para o Mar, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marco Antônio Linhares Soares.

Durante o evento, foram discutidos temas relacionados ao mar que possam resultar em um entendimento acerca do significado desse espaço para o Brasil. Assim, almejou-se contribuir para o aprimoramento da consciência marítima brasileira nos meios acadêmico e científico, que poderão servir como elemento multiplicador dos conhecimentos, experiências, atitudes e valorizações acerca do mar, especificamente, da “Amazônia Azul”.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *