Marinha do Brasil participa do XV Jogo de Guerra Multilateral

No período de 09 a 13 de outubro, foi realizado, na Cidade do México (MEX), o XV Jogo de Guerra Multilateral (Multilateral War Game – MWG) ― evento realizado anualmente entre marinhas do continente americano, em sistema de rodízio quanto ao patrocinador, tendo como objetivos a atualização doutrinária sobre temas de interesse comum, o compartilhamento de experiências e uma maior aproximação entre os países membros.

Foto oficial do XV Jogo de Guerra Multilateral

Este ano, o jogo foi coordenado pelo Centro de Estudos Superiores Navais (CESNAV), órgão da marinha mexicana, contando com a participação de delegações do Brasil, Canadá, Chile, EUA, México e Peru, compostas por oficiais das respectivas marinhas e representantes dos corpos diplomáticos dos países participantes. A MB se fez presente com uma delegação composta por três oficiais superiores, sendo dois da Escola de Guerra Naval (EGN) e um do Estado Maior da Armada (EMA).

O Jogo de Guerra, conduzido sob a forma de seminário, teve como objetivo o planejamento do emprego de uma Força Tarefa Marítima Multinacional, em cumprimento a uma resolução internacional, visando contribuir para a estabilização de um país fictício do continente americano, submetido a uma crise governamental e humanitária em função de um processo sucessório conflituoso e da atuação de uma guerrilha, com impactos na segurança marítima. As discussões entre os participantes e os trabalhos produzidos, desenvolveram-se nos níveis de condução estratégico e operacional, simultaneamente.

Participaram também do XV Jogo de Guerra Multilateral representantes dos ministérios da Fazenda, da Justiça e das Relações Exteriores mexicanos, além de membros da Secretaria de Defesa daquele país.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>