Marinha do Brasil realiza cerimônia de transferência da Secretaria-Geral da ROCRAM

Marinha do Brasil realiza cerimônia de transferência da Secretaria-Geral da ROCRAM

A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas, realizou em 02 de dezembro, na Escola de Guerra Naval, a cerimônia de transferência da Secretaria-Geral da Rede Operativa de Cooperação Regional de Autoridades Marítimas das Américas (SEC-ROCRAM). A solenidade marcou o encerramento da XVIII Reunião Ordinária da Rede e foi presidida pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira – Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

dpc-1

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades navais, dentre os quais destacam-se o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, e do Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel.

Na ocasião, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que exerceu as funções de Secretário-Geral da ROCRAM no biênio 2015/2016, passou o cargo para o Diretor-Geral da Marinha Mercante do México, Licenciado Pedro Pablo Zepeda Bermúdez, representado na cerimônia pelo Capitão de Altura Enrique Casarrubias García.

A ROCRAM é uma organização de caráter regional, criada no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO), através da qual Autoridades Marítimas latino-americanas atuam de maneira integrada, em diferentes níveis de cooperação, por meio de um contato horizontal, aberto e permanente.

Os integrantes da ROCRAM se reúnem a cada dois anos para avaliar o progresso no período, aprovar o programa de trabalho bienal da Rede e assuntos de interesse geral, bem como designar a Autoridade Marítima para exercer, em caráter rotativo, de dois em dois anos, as funções de Secretário-Geral da Rede (Sec-ROCRAM), com a responsabilidade de coordenar as atividades das Autoridades Marítimas, em conformidade com os objetivos e resoluções aprovadas nas Reuniões.

Nesta Reunião foram debatidos inúmeros temas de interesse dos países membros, foi aprovada a Estratégia Marítima da Rede para o quinquênio 2016-2020 e foi estabelecido que a Autoridade Marítima da Bolívia assumirá a SEC-ROCRAM no biênio 2019-2020.

A Reunião Ordinária de 2016 contou com a presença de representantes da IMO e de titulares e representantes das Autoridades Marítimas dos 13 países componentes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além da República Dominicana, como país observador.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *