Marinha do Brasil realiza transmissão do cargo de Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul

No dia 21 de julho, foi realizada a transmissão do cargo de Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), do Contra-Almirante Jeferson Denis Cruz Medeiros para o Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso. Durante o biênio 2020-2022, o Almirante Barroso exercerá o cargo cumulativamente ao de Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais (ComOpNav).

O CAMAS é responsável pela coordenação do Comando Local de Controle Operativo e, junto com as organizações de Controle Naval do Trafego Marítimo da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), tem a missão de coordenar as tarefas a serem implementadas pelas Marinhas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, estabelecendo um sistema integrado para o monitoramento, intercâmbio de informações e defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, em tempo de paz ou de guerra.

A AMAS foi estruturada no final dos anos 60 para atender ao Plano de Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, que tem como propósito coordenar as ações dos países americanos, no que diz respeito ao controle naval do tráfego marítimo continental. A doutrina da AMAS prevê que esse controle seja regional, enquanto as medidas de proteção e segurança são nacionais.

A solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19, foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Contra-Almirante Jeferson também passou o Cargo de Subchefe de Organização do ComOpNav para o Contra-Almirante José Gentile. Em seu agradecimento, o Comandante de Operações Navais ressaltou o assessoramento seguro e oportuno que contribuiu de forma relevante para as significativas tarefas desempenhadas pelo Setor Operativo.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>