Marinha é premiada na 15ª edição da “Volta do Lago Caixa”, em Brasília-DF

Marinha é premiada na 15ª edição da “Volta do Lago Caixa”, em Brasília-DF

No dia 18 de junho, o Comando de Operações Navais (ComOpNav) completou 50 anos de criação. Como parte das comemorações, foi realizada uma cerimônia nas dependências da Base Naval do Rio de Janeiro, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e de ex-Comandantes de Operações Navais.

A Ordem do Dia alusiva à data ressaltou que “a abrangência e a complexidade das atividades a cargo do ComOpNav podem ser medidas ao se constatar que das 395 organizações militares da Marinha do Brasil, 274 compõem o Setor Operativo”. Já o Comandante da Marinha destacou, em sua mensagem, que o espectro de tarefas desempenhadas inclui atividades de inteligência operacional, segurança orgânica da Marinha, guerra cibernética, patrulha e inspeção naval, controle e proteção do tráfego marítimo e busca e salvamento marítimo.

O momento mais simbólico da cerimônia aconteceu com a homenagem realizada ao militar com o maior número de dias de mar (2.300 dias): o Suboficial Elias de Matos Nascimento; o fuzileiro naval com maior número de dias de manobra e exercício (1.873 dias), Suboficial-Fuzileiro Naval Marcelo Velásquez Ramos; e servidor civil com mais tempo de serviço no Setor Operativo (58 anos), Ismael Francisco Damásio. O reconhecimento do ComOpNav teve como objetivo representar todos os homens e mulheres que dedicaram a maior parte de suas vidas profissionais ao principal viés de atuação da Marinha.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *