Marinha integra o Ciclo de Conferências do Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), participou, no dia 11 de maio, do Ciclo de Conferências do Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra (ESG), integrante do Ministério da Defesa, realizado em Foz do Iguaçu-PR.

As palestras aconteceram no auditório da Delegacia da Polícia Federal e contaram com a presença do Diretor do Curso Superior de Inteligência Estratégica, Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Côrrea, do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, e de representantes da Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência.

O Ajudante da CFRP, Capitão de Corveta Pablo Felix Carvalho Nascimento, apresentou aos militares e civis alunos integrantes do curso as atribuições da Capitania Fluvial do Rio Paraná no Oeste do Paraná. A área de jurisdição é composta por 144 municípios paranaenses e conta ainda com a Delegacia Fluvial de Guaíra como organização militar subordinada. Ao todo, são 312 cidades abrangidas.

A missão principal da CFRP é ser representante da Autoridade Marítima e trabalhar para a Segurança do Trafego Aquaviário. No contexto da reunião, a palestra focou ainda no trabalho da Marinha em operações interagências para o combate aos crimes transfronteiriços.
A conferência do Capitão de Corveta Felix ressaltou também a conquista da CFRP em encerrar a “Operação Verão 2017/2018” sem registro de vítimas fatais em acidentes envolvendo embarcações nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte, Norte Pioneiro e Noroeste do Paraná.

As características hidrográficas do interior do estado do Paraná, com diversas quedas de água, favorecem a exploração energética com a construção de barragens para usinas hidrelétricas. A formação de reservatórios nesses locais incentiva a navegação de esporte e recreio e gera demanda de serviços relacionados à segurança da navegação por parte da Autoridade Marítima.

Capitão de Corveta Pablo Felix Carvalho Nascimento apresentou as atribuições da CFRP no Oeste do Paraná

(CCSM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>