Marinha participa da 70ª Reunião Anual da SBPC: o maior evento científico-tecnológico da América Latina

A Marinha participou da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 22 a 28 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió (AL), sob a coordenação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), apresentando Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Exposição de Ciência & Tecnologia (ExpoT&C); ministrando Conferência e Palestra, e compondo Mesa-Redonda, na agenda da Programação Técnica.

A Sessão de Abertura ocorreu no dia 22 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Estiveram presentes na cerimônia, o Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; o Presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; a Presidente de Honra da SBPC, Helena Nader; o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges; a Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia; entre outras personalidades. Em seu discurso, a Drª Helena Nader destacou que “o País deve compreender que Educação e Ciência são projetos de Estado, e que recursos para esta área não são gastos, são investimentos”.

O Estande da Marinha, um dos mais visitados, recebeu mais de mil pessoas por dia. Nele, o público pôde experimentar a sensação de “navegar” com o primeiro Simulador Nacional de Passadiço, desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ). Também desenvolvido pelo CASNAV, o Simulador de Paraquedas permitiu ao visitante vivenciar a experiência de um salto real. O Simulador apresenta tecnologia de ponta em realidade virtual e será utilizado para treinamento pelos Comandos Anfíbios e Mergulhadores de Combate, nos cursos de Salto Livre.

Estande da Marinha foi um dos mais visitados na ExpoT&C, recebendo mais de mil visitantes, diariamente

Outra ICT subordinada ao CTMRJ, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), realizou demonstrações interativas dos Projetos: Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE); Sistema de Controle e Monitoração (SCM); Simulador de Máquinas (SIMMAQ); Sonar Passivo Nacional (SONAP); e Sonar Nacional Passivo e Ativo (SONAP/SONAT).

Por sua vez, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo apresentou o Programa Nuclear da Marinha, por meio da exposição das maquetes do Submarino Nuclear; do Reator; do Elemento Combustível; e do Painel de Equivalência. E o Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) apresentou produtos e medicamentos desenvolvidos pela Força.

O Estande contou, ainda, com a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM) que apresentou os temas “O Brasil na Antártica” e “Amazônia Azul”.

O público, estimado em mais de 12 mil visitantes durante todo o evento, além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Marinha, em especial na área de CT&I, também teve a oportunidade de obter informações sobre os Processos Seletivos para Ingresso na Força.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>