Marinha participa da inauguração da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí

A Marinha do Brasil, por meio da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear, participou, no dia 7 de janeiro, da inauguração da primeira Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí (COOPAFIT). O evento foi realizado no distrito de Mazomba, localizado no município de Itaguaí (RJ).

Agricultores da região

Agricultores da região

A COOPAFIT é fruto do Programa Alimento Justo, iniciativa adotada no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, incentivando a capacitação dos agricultores em cooperativismo e fortalecendo institucionalmente a organização da agricultura familiar na região.

A cooperativa incentiva a autogestão dos agricultores, o aumento da renda, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, e possibilita a venda formal para empresas, escolas e organismos privados, emitindo notas fiscais. A COOPAFIT atualmente possui 25 famílias cadastradas, porém a meta é chegar, ao menos, a 100 agricultores rurais filiados neste ano, expandindo a variedade de itens fornecidos, assim como a qualidade dos alimentos.

Para o prefeito da cidade, Wesley Pereira, a COOPAFIT é mais um benefício das parcerias que a Marinha vem estabelecendo com o município de Itaguaí. “O apoio da Marinha foi crucial para a criação da cooperativa. Sem a participação da Marinha nós não estaríamos aqui hoje, pois tudo começou com o investimento da Força. A partir do momento que esse investimento tornou-se realidade, vários projetos foram feitos com o município, e esse, na minha opinião, é o mais bonito e expressivo”, afirmou.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>