Marinha participa das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém

Marinha participa das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), participou de diversos eventos comemorativos ao Círio de Nazaré 2016, em Belém (PA). Pela 17ª vez, teve a tarefa de conduzir, de Icoaraci a Belém, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – Padroeira dos paraenses, a bordo do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, por ocasião da romaria fluvial realizada no dia 8 de outubro.

Segundo a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), cerca de 400 embarcações participaram do evento. A MB foi a principal responsável pela coordenação e Segurança do Tráfego Aquaviário, com mais de 20 embarcações empregadas.

“Garnier Sampaio” na romaria fluvial
“Garnier Sampaio” na romaria fluvial

A bordo do “Garnier Sampaio”, estiveram presentes o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira; o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira; e comandantes militares da área. A imagem da santa foi recebida, a bordo, pelo Comandante da Marinha e colocada em um local de destaque para que todos que participavam da romaria fluvial tivessem a oportunidade de visualizá-la de suas embarcações ou de terra.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré a bordo do NHo “Garnier Sampaio”
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré a bordo do NHo “Garnier Sampaio”

A Marinha já havia realizado a Operação Pré-Círio, ocorrida de 1 a 7 de outubro, com o propósito de assegurar a segurança da navegação durante o período que antecedeu as festividades, em consequência do aumento do tráfego de embarcações nesse período. Por meio de inscrição realizada na Capitania dos Portos, as embarcações que iriam transportar passageiros foram rigorosamente vistoriadas por equipes de inspeção naval. Os proprietários assinaram um termo de compromisso sobre as regras de segurança da navegação estabelecidas por portaria do Com4ºDN.

No dia 9 de outubro, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas atuou com 405 fuzileiros navais, realizando pela 20ª vez a segurança da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, durante os cerca de 4,5 Km da procissão terrestre.

Ainda como parte das comemorações do Círio de Nazaré e dos 400 anos de Belém, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais esteve na capital paraense. Nos dias 5 e 6 de outubro, a apresentação foi realizada na Praça do Centro Arquitetônico de Nazaré, com público de 1.500 pessoas.

No dia 7 de outubro, a apresentação foi realizada para 700 pessoas, no Theatro da Paz, com a presença do Comandante da Marinha e do Governador do Estado do Pará, Simão Robinson Oliveira Jatene.

Apresentação da Banda Sinfônica no Theatro da Paz
Apresentação da Banda Sinfônica no Theatro da Paz

Com um repertório composto especialmente para os eventos, o concerto contemplou músicas clássicas, sucessos da cultura musical paraense e músicas próprias do Círio de Nazaré. A última apresentação da Banda Sinfônica em Belém também havia acontecido por ocasião do Círio de Nazaré, em 2010.

 (CCSM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *