Marinha participa de congresso brasileiro na área de Geografia, em Natal

Marinha participa de congresso brasileiro na área de Geografia, em Natal

A ciência geográfica todos os anos é colocada à prova em diferentes encontros, congressos e seminários no Brasil e no exterior. Entre os dias 5 e 8 de outubro, ocorreu, em Natal (RN), no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o II Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (II CONGEO). Com a temática central intitulada “A Integração Sul-Americana e a Inserção das Regiões Periféricas”, o CONGEO objetivou refletir sobre temas relevantes para o debate político do espaço, considerando o tripé geografia política, geopolítica e gestão do território.

Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território foi realizado na UFRN
Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território foi realizado na UFRN

Neste ano, o encontro contou com a presença do Encarregado do Setor de Geopolítica e Coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra (da reserva remunerada) Leonardo Faria de Mattos, na mesa-redonda “A inserção do Nordeste na Geoestratégia Nacional de Defesa e na Geoeconomia Global”, em 7 de outubro.

Segundo ele, o convite feito para a Marinha demonstra um reconhecimento da importância das Forças Armadas para o Brasil e, especificamente, do saliente nordestino para geoestratégia brasileira. O militar lembra que a relevância geopolítica da Marinha também foi destacada. “Na fase de debates, fui perguntado sobre o Programa Nuclear da Marinha do Brasil, sobre a situação de instabilidade do Golfo da Guiné e uma possível atuação de nossa Marinha por lá, e a questão da concentração da Marinha no Rio de Janeiro”, afirmou.

(CCSM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *