Marinha participa do 40° Encontro Nacional de Praticagem

Marinha participa do 40° Encontro Nacional de Praticagem

Representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, esteve presente no 40° Encontro Nacional de Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem, entre os dias 24 e 26 de outubro, em Fortaleza (CE).

O encontro foi promovido no Conselho Nacional de Praticagem
O encontro foi promovido no Conselho Nacional de Praticagem

Durante a programação do dia 25 de outubro, o Diretor de Portos e Costas proferiu uma palestra sobre “O papel da Autoridade Marítima Brasileira”. Entre os assuntos destacados foram apresentadas as atribuições da Diretoria de Portos e Costas (DPC), enfatizando o Ensino Profissional Marítimo, a Segurança do Tráfego Aquaviário e o Meio Ambiente Marinho.

Na ocasião, o Vice-Almirante Lima Filho ressaltou a importância da praticagem para a segurança da navegação, cumprimentando os presentes pela qualidade dos serviços prestados e o baixíssimo índice de acidentes envolvendo estes profissionais em Águas Jurisdicionais Brasileiras.

À DPC, como um dos representantes da Autoridade Marítima Brasileira para a segurança do tráfego aquaviário, compete: regulamentar o serviço de praticagem; estabelecer as Zonas de Praticagem (ZP) em que a utilização do serviço é obrigatória ou facultativa; e especificar as embarcações dispensadas de utilizar o serviço de praticagem.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *