MD comemora redução do consumo de água e chama atenção para utilização consciente dos recursos hídricos

MD comemora redução do consumo de água e chama atenção para utilização consciente dos recursos hídricos

Brasília, 22/03/2017 – No Dia Mundial da Água o Ministério da Defesa (MD) comemora uma redução de 23% do consumo de água no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. O balanço foi apresentado pela Secretaria Organização Institucional (SEORI).

Grfico 1

De acordo com o titular da SEORI, Franselmo Araújo Costa, a economia mostra o compromisso dos servidores do ministério com o consumo consciente. “Como gestores públicos, essa economia, além de significativa em termos de redução de despesas, serve como um exemplo de uso racional e sustentável deste bem finito e tão valioso para toda a sociedade” afirmou o secretário.

Além de incentivar o consumo consciente por meio de campanhas internas de comunicação, o Ministério da Defesa tem reduzido constantemente o uso do recurso. Um exemplo são as fachadas do prédio principal e anexo que são limpas, apenas, com produto de limpeza.

As viaturas oficiais, que antes eram lavadas mais de uma vez por semana, passaram a ser limpas, semanalmente, sempre utilizando baldes com água ao invés de mangueira de alta pressão. Adesivos com dicas de economia também estão espalhados em banheiros e vários pontos estratégicos dos blocos “Q” e “O”.

Todos podem economizar

O Distrito Federal está com o nível dos reservatórios de água abaixo do esperado e, desde janeiro deste ano, tem sido realizado o racionamento para tentar sanar o problema. “A economia de água tem como objetivos primordiais a preservação do meio ambiente, a redução de despesas e a cooperação com as ações governamentais em face da crise hídrica que está afetando o DF”, explicou o gerente de Patrimônio, Obras e Serviços (GEPOS), general José Rosalvo Leitão de Almeida.

Grfico 2

Os servidores do MD também podem colaborar por meio do consumo consciente: as torneiras dos banheiros devem ser acionadas somente quando a água for ser utilizada e a válvula de descarga poderá ser apertada apenas pelo tempo necessário.

Consumo Consciente

Alguns servidores que atuam no MD deram dicas de como economizar água tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. Confira abaixo:

Grfico 3

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *