Militar Brasileiro é destaque em Mestrado na área de Engenharia Espacial na Itália

Militar Brasileiro é destaque em Mestrado na área de Engenharia Espacial na Itália

Roma (Itália) – A Scuola di Ingegneria Aerospaziale (Escola de Engenharia Aeroespacial) da Università La Sapienza (Universade de Roma), Itália, concluiu no ano acadêmico de 2018 a 16ª edição do Mestrado em Engenharia Aeroespacial. A Escola de Engenharia Aeroespacial forma especialistas desde 1926, sendo a mais tradicional instituição de ensino italiana na área de fomento e desenvolvimento de tecnologias para o setor aeroespacial europeu.

O Mestrado foi realizado em língua inglesa e contou com a participação de discentes italianos e nove estrangeiros, civis e militares. Dentre estes, o 1° Ten QEM Ricardo Freire da Silva. O curso possui duração presencial de dois anos, mas o militar brasileiro realizou somente o segundo ano do Mestrado, uma vez que sua graduação no Instituto Militar de Engenharia (IME) e demais especializações realizadas na área aeroespacial lhe conferiram isenção da frequência no primeiro ano da atividade.

A tese de Mestrado defendida pelo 1º Ten Ricardo Freire apresentou o seguinte título: “Solução Brasileira de Sistema de Aumento Via Satélite” (Brazilian Satellite-Based Augmentation System Solution). O trabalho evidenciou mecanismos capazes de solucionar questões referentes à dependência brasileira de acesso aos sistemas globais de navegação e posicionamento via satélite. O sistema proposto pelo militar brasileiro cria subsídios para o processo de autonomia do Brasil perante os demais sistemas satelitais estrangeiros, conforme diretrizes contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END).

Com a conclusão do Mestrado em outubro do corrente ano, o 1º Ten Ricardo Freire alcançou a maior média individual da Universidade de Roma na área aeroespacial, sendo laureado como o destaque da edição 2018. Por ter concluído o curso com a média máxima (110/110, conforme o sistema educacional local), o militar brasileiro também foi indicado pela Universidade para uma condecoração da República Italiana, a Premiazione Laureati Eccellenti (Prêmio de Excelência no Ensino), cuja titulação é concedida pelo Ministério da Educação do país.

(CCOMSEX/FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *