Militar Brasileiro representa Conseil International du Sport Militaire (CISM) em evento esportivo militar internacional

Budapeste (Hungria) – No período de 23 a 30 de setembro de 2018, na cidade cortada pelo rio Danúbio, foi realizado o 46º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Moderno do Conseil International du Sport Militaire (CISM). A competição contou com a participação de 20 países, de quatro continentes, com aproximadamente 100 militares atletas de ambos os sexos.

O evento foi sediado no Honvéd Sport Club Budapest, onde foram organizadas as disciplinas de Natação, Esgrima, Equitação e Laser-Run (combinado de corrida e tiro esportivo), nas categorias masculino, feminino e revezamento misto. A competição foi prestigiada por autoridades civis e militares, dentre as quais o Embaixador da República da Argentina, o Vice-Ministro de Esportes da Hungria e oficiais-generais do Exército e da Polícia do país.

A Comissão do Exército junto ao CISM fez-se presente por meio do Tenente-Coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Gerente dos Comitês Esportivos do CISM, que exerceu a função de Oficial Representante do Presidente do CISM (OCR), incumbência que, na hierarquia da instituição, representa a de maior antiguidade e prestígio em eventos de natureza militar esportiva.

No ofício, o militar foi responsável pelo aspecto disciplinar do evento, presidiu a Comissão Antidoping e o Juri de Apelação, realizou discursos nas Cerimônias de Abertura e de Encerramento, declarando oficialmente o início e o fim do evento esportivo, realizou a entrega de medalhas e de trofeus da modalidade, bem como a condecoração de militares com a Medalha do CISM, além de, simbolicamente, fazer a transmissão da bandeira do CISM, a partir do Comitê Organizador Húngaro para o Chefe de Delegação da República Popular da China, próximos anfitriões da competição, por ocasião dos 7º Jogos Mundiais do CISM 2019, na cidade de Wuhan.

A atuação da Comissão do Exército na gestão, controle e condução de significativo evento esportivo de dimensão mundial reforça a autoridade, notoriedade e respeito do oficial brasileiro “calção-preto” no panorama do esporte militar internacional.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>