Militar do Programa Olímpico da Marinha ministra palestra em Seminário de Gestão Esportiva

O Sargento do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), Samuel Freitas Moraes Gonçalves, proferiu uma palestra durante o VIII Seminário de Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES, realizado, no dia 25 de agosto, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro-RJ. O militar participou do debate sobre a importância dos valores olímpicos no desenvolvimento social, acompanhado por atletas, profissionais do esporte e membros dos Comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil.

O Sargento Samuel Gonçalves é parceiro do medalhista olímpico Lars Grael em competições de Vela. Eles tornaram-se Campeões Mundiais em 2015 e Vice-Campeões europeus da Classe Star no final de agosto. Além de fazer parte do PROLIM, o Sargento Samuel Gonçalves foi aluno do “Projeto Grael”, uma organização sem fins lucrativos que oferece educação por meio de iniciação esportiva, profissionalizante e incentivo escolar.

Em sua palestra, o militar, campeão brasileiro e estadual da Classe “Star”, definiu o apoio da Marinha do Brasil como primordial para o desenvolvimento esportivo, pois possibilita ao atleta manter seu foco exclusivamente no esporte. O sargento também lembrou do seu início na modalidade. “Minha história no esporte começou em 2001. Para divulgar o esporte da Vela, os membros do “Projeto Grael” davam palestras nas escolas públicas, levavam barquinhos para explicar como funcionavam. Eu visitei o projeto com mais dois amigos, e me apaixonei pelo esporte. Três meses depois, meu pai faleceu e o projeto me abraçou. Então, me senti acolhido. Minhas aulas eram dois dias na semana, mas eu ia quatro”.

Prova de que o esforço somado ao incentivo pode gerar bons frutos no esporte brasileiro, o militar do PROLIM passou a proferir palestras em escolas e hoje também participa da formação de atletas.

(CCSM/FM)
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>