Militares brasileiros certificam novos monitores nacionais em desminagem na Colômbia

Militares brasileiros certificam novos monitores nacionais em desminagem na Colômbia

No dia 30 de junho, no auditório da Escola de Engenheiros Militares (ESING), os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, realizaram a cerimônia de certificação dos novos monitores nacionais de desminagem humanitária.

Os assessores interamericanos do Brasil capacitaram quatro militares do Exército Nacional da Colômbia, após sete semanas de instruções e avaliações teóricas e práticas, de acordo com as exigências estabelecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Os novos monitores nacionais poderão fiscalizar, assessorar e garantir o controle de qualidade em todas as etapas de uma operação de desminagem a ser executada para a remoção de minas e artefatos explosivos ainda existentes em alguns municípios do país.

A solenidade, que respeitou os protocolos de prevenção à covid-19, contou com a presença do diretor da escola, de autoridades militares do Comando Geral das forças militares e dos alunos.

A engenharia brasileira tem realizado assessoramento em temas relacionados à desminagem humanitária e contribuído para a ampliação da capacidade operativa. O objetivo é ajudar a tornar livre de minas e explosivos a parte do território colombiano que ainda sofre com os efeitos desse flagelo.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *