Militares da ESG Falam sobre a Mulher nas Forças Armadas

Militares da ESG Falam sobre a Mulher nas Forças Armadas

Atendendo ao convite do Diretor da Escola Superior de Guerra da Colômbia, Mayor General Ricardo Gómez Nieto, as Tenentes-Coronéis da Aeronáutica Denise Pellegrini Maia Rovina e Neyde Lúcia de Freitas Souza, representantes da Escola Superior de Guerra na Comissão de Gênero do Ministério da Defesa, desde 2014, escreveram o artigo “A Mulher Militar Brasileira: Conquistando Mares, Alçando voos e Desbravando Terras”.

ESG MULHER 2

Na abordagem do tema, as autoras apresentaram a evolução histórica da mulher brasileira no cenário militar, pontuando seu percurso nas forças naval, aérea e terrestre, de sua origem aos dias atuais, desenvolvendo um breve panorama sobre a participação feminina em conflitos, com ênfase na atuação das primeiras mulheres militares nas batalhas. As conquistas e os desafios vividos, e os presente também foram destacados. Ainda destaca-se a intenção de disseminar informações sobre a mulher militar brasileira, com o objetivo de encorajá-las a ingressar nas Forças Armadas, motivando-as a servir ao Brasil.

A Coronel Denise é especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Psicóloga na Assessoria de Seleção e Avaliação da Escola Superior de Guerra. Militar da Primeira Turma do Quadro Feminino de Oficiais da Aeronáutica. Membro da Comissão de Gênero do Ministério da Defesa.

ESG MULHER 3

A Coronel Neyde é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicóloga na Assessoria de Seleção e Avaliação da Escola Superior de Guerra. Militar da Primeira Turma do Quadro Feminino de Oficiais da Aeronáutica. Membro da Comissão de Gênero do Ministério da Defesa.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *